Alimentos funcionais: prebióticos, probióticos e simbióticos.

Atualizado: 18 de Mai de 2018




Você sabe o que são os alimentos funcionais? São alimentos que além de apresentarem sua função básica de nutrição (garantir nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais), beneficiam a nossa saúde contribuindo nos efeitos metabólicos e fisiológicos.

Se os alimentos funcionais tivessem uma bula, as seguintes ações estariam entre os seus efeitos: redução do risco de doenças crônicas degenerativas, proteção do corpo contra os radicais livres, melhora do funcionamento do intestino. Além disso, podem atuar como poderosos medicamentos naturais. No que tange a saúde intestinal, vale lembrar que está intimamente relacionada ao fortalecimento do sistema imunológico, eliminação de toxinas do organismo, e ainda, à redução do apetite por doces e sensação de bem-estar. Alguns alimentos funcionais atuam diretamente no âmbito intestinal, conheça a verdadeira função dessas substâncias no organismo.

Probióticos Muito usados em iogurtes e leites fermentados (lactobacilos vivos), os probióticos são microorganismos vivos também presentes na nossa microbiota (conhecida usualmente como flora intestinal), que têm a função de auxiliar o funcionamento do intestino , protegendo a barreira intestinal contra substâncias que possam vir a ser prejudiciais além de evitar a proliferação de bactérias que possam nos fazer mal.

Prebióticos São fibras não digeríveis, que serão fermentadas pela nossa microbiota em nosso intestino. A sua presença estimula o crescimento de alguns tipos de bactérias benéficas levando a um melhor funcionamento do intestino, o que diminui os riscos de infecções. Os prebióticos também podem diminuir a absorção de gorduras pelo intestino, diminuindo assim o colesterol total e aumentar a concentração de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.

As fibras prebióticas mais comuns são: - a inulina, encontrada no almeirão, chicória, trigo, cebola, alho e alho poró; - a pectina, encontrada em frutas cítricas, maças, cenoura, farelo de aveia, soja, lentilha e ervilha; - e os chamados Frutooligossácarideos (FOS), presentes em alimentos como a banana verde

Simbiótico É o nome dado a produtos que associam os prebióticos com os probióticos a fim de intensificar os efeitos dos dois componentes.

No Oásis você encontra um menu de baixo índice glicêmico deliciosamente combinado com os alimentos funcionais citados acima.

Posts recentes

Ver tudo

Devido à natureza dos nossos serviços e por não contarmos com infraestrutura direcionada, o Oasis só hospeda maiores de 12 anos.