Feijão Maravilha

Sabiam que a Organização Mundial da Saúde elegeu o feijão como um dos alimentos do ano? Isso mesmo, o ano de 2016 foi dedicado aos ¨pulses¨ palavra em inglês para esta categoria de alimentos que inclui os feijões e engloba as leguminosas que são utilizadas após sua secagem, ou seja ervilha, lentilha e grão de bico também entram na relação.

São alimentos bastante completos! Ricos em proteínas, com alto poder oxidante e baixo Índice Glicêmico – conceito que é a base dos Programas de Emagrecimento do Oásis. E, por isso, um dos lanchinhos mais amados no nosso pós-hidroginástica, é um caldinho de feijão (receita abaixo), que prova que dá para emagrecer com prazer e comida de verdade.

Uma pesquisa que foi divulgada em um congresso nos Estados Unidos e é fruto de um estudo realizado na Austrália, Suécia, Japão e Grécia, complementa nossa aposta no alimento que é sem dúvida a preferência nacional. Nessa iniciativa, pessoas com mais de 70 anos consumiram pelo menos uma xícara (chá) de feijão por dia. O resultado mostrou que tal conduta alimentar fez com que estes tivessem somente 8% de chance de desenvolver doenças, índice baixíssimo e especialmente positivo para essa faixa etária. A descoberta foi comentada pelo endocrinologista Dr. Antônio Carlos Minuzzi, durante recente entrevista no Programa Mais Você (29/09), de Ana Maria Braga, na TV Globo. Veja a matéria completa aqui: http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/episodio/2016/09/29/ana-maria-fala-sobre-pessoas-que-estao-sempre-jovens-e-recebe-o-elenco-do-musical-forever-young.html#video-5339890

Segundo o especialista, essa é uma novidade e tanto para os brasileiros por vários motivos: o feijão faz parte do nosso cotidiano, além de ser um produto natural e não mais uma promessa da indústria alimentícia

Caldinho de feijão

Ingredientes:

Alho 3 dentes - Feijão 1 xícara - Àgua (inicialmente o suficiente para cobrir o feijão + 3 xícaras) – Sal 1 pitada

Para guarnecer: azeitona ou ovo de codorna

Preparo:

Lave bem os grãos de feijão (pode ser o mulatinho ou preto), deixe de molho em água por uma noite, no dia seguinte não despreze a água pois estará cheia de fibra solúvel (aquela natinha que se forma na água é a fibra solúvel que em contato com a água é liberada pelo feijão).

Cozinhe o feijão utilizando a água do molho e as outras 3 xícaras e o sal, da forma como preferir mas sem acrescentar gordura ou carnes salgadas e/ou gordurosas. Caso goste poderá acrescentar verduras e outros temperos.

Refogue o alho picadinho em um pouco de água, junte a uma concha do feijão já cozido e amasse bem com um garfo, incorpore este creme ao feijão a fim de obter um caldo mais consistente.

Retire com uma concha o caldo (pode deixar passar uns poucos grãos) sirva bem quente acompanhado de uma azeitona ou ovo de codorna.




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