Fermentação Natural

Cada vez mais, escutamos falar de pães de fermentação natural, a moda que invadiu a cozinha dos bons restaurantes também chegou ao Oásis.

Além do sabor e aroma únicos, os pães fermentados carregam mil propriedades, entre elas a condição de, naturalmente, ter maior biodisponibilidade de minerais. O processo longo, permite que a enzima fitase presente na farinha, elimine os fitatos substâncias que comprometem o ferro e o zinco impedindo sua absorção . Traduzindo da técnica para a vida prática, significa que devido ao processo da fermentação, os nutrientes da farinha poderão ser aproveitados pelo nosso corpo enquanto que sem ele, não seriam tão bem absorvidos.

Mas, minha gente fica na dúvida sobre como conseguir (ou fazer) o seu fermento natural? Pois bem, ele teoricamente a gente obtém a partir de uma simples mistura de farinha e água, somados a outros atributos que passam aí por paciência e fé – tudo porque apesar de parecer ser uma simples mistura, ela só vai ser colonizada se for alimentada diariamente, de maneira correta e no ambiente adequado que inclui temperatura e luz certas. Tudo isso feito de maneira criteriosa, chega-se ao seu fermento natural em cerca de 15 dias. Outro modo bem mais rápido e prático, é pedir uma ‘semente’, ou seja, um tiquinho daquele seu amigo que já tem o fermento natural. Feito isso, só cabe a você a manutenção.



Com o poderoso ingrediente em mãos, é


hora de partir para a produção efetiva dos pães, que devem fermentar por 12 horas, no mínimo. Garantida uma fermentação completa, não teremos no nosso corpo reações aos elementos mal fermentados da farinha, o que inclui inchaço, sintoma que frequentemente é confundido com os da doença celíaca, condição na qual a pessoa não consegue realmente digerir o glúten.

Os benefícios não param por aí: os fermentos naturais são bactérias e leveduras boas que turbinam a nossa microbiota (os microrganismos que vivem no nosso intestino), aos quais recentemente foi atribuído o “poder” de interferir, em inúmeros campos da nossa saúde. Aumentando os bons microrganismos, afetamos positivamente, o humor, diminuímos as inflamações e ajudamos no emagrecimento. Além de ganhar com tudo isso, a gente ganha pelo resgate desse processo artesanal tão antigo e que nos traz aquele cheirinho de pão de verdade saindo do forno.

Devido à natureza dos nossos serviços e por não contarmos com infraestrutura direcionada, o Oasis só hospeda maiores de 12 anos.